(17) 98828-0802
juliopersonalform@hotmail.com

Qual a melhor idade para começar a praticar Musculação?

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

O Mito é: “a musculação não é boa para a criança nem pro adolescente porque causa impacto nas epífises dos ossos longos retardando o crescimento”. E tem gente que toma isso como verdade absoluta porque um dito importante “fulano de tal” falou por falar.

Musculação Atrapalha o crescimento? Não, pois tudo esta relacionado ao fator genético, ou seja, a criança terá ou não, uma predisposição a ser o que os seus pais são.

Dessa forma enquanto alguns pais exigem demais, outros levados por informações sem bases cientificas, impedem seus filhos de praticar musculação sendo esta, uma atividade benéfica no desenvolvimento das habilidades motoras, condicionamento aeróbico, flexibilidade e força, quando estimuladas e orientadas por profissionais de Educação Física competentes.

Uma criança pode praticar exercícios de musculação? Claro que pode e deve! Musculação tem Impacto? Claro que não e quem fala isso não entende de biomecânica!

Pessoas desenformadas, costumam condenar a musculação analisando a questão do impacto da atividade, sendo incoerentes nas próprias afirmações ao recomendar basquete, vôlei e saltos entre outros esportes com grandes impactos verticais.
Estas atividades são ótimas, agora condenar a musculação (atividade sem impacto ) não tem lógica, pois toda criança corre, salta, arremessa e nem por isso deixa de crescer.

Crianças e adolescentes “podem fazer musculação” e seu desenvolvimento seguro e saudável estará garantido quando os pais selecionarem professores atualizados, competentes e que estejam em academias que, valorizam e realizam uma “Avaliação Física” para depois prescrever as atividades, respeitando os limites do seu filho. O excesso, a orientação inadequada por professores desatualizados, faz com que qualquer atividade física torne-se maléfica em qualquer faixa etária. A melhor idade não existe. Tem que existir profissionais capazes em avaliar e prescrever as atividades de acordo com o perfil biológico e cronológico da criança e do adolescente, respeitando as fases do seu desenvolvimento. Pense Nisso!

O Personal Coach Julio Augusto (Especialista em Fisiologia do Exercício e Biomecânica), através do método de Treinamento Customizado, vai prescrever planilhas de exercícios específicos para cada faixa, respeitando a individualidade biológica e cronológica de cada pessoa, visando resultados com qualidade e segurança.

Leave A Comment